filosofia, Política

Insensatez

t9607c4_ideas-butt-groudbreaking-anime-funny-fai

Eu tenho uma pior: Vamos resolver a crise política derrubando o governo e começando do zero

Desculpe, o post de hoje será sem muito estilo, no calor do momento, não estou muito inspirado. Não é um bom momento. Nem para mim, nem para ninguém. Não há motivo para comemorar nada, e nada bom virá para este país no futuro próximo.

Eu estava feliz que o país estava melhorando um pouquinho, até o desemprego teve uma leve queda. De leve. Mas já era algo. Pelo menos estava estável, e estabilidade é algo bom por si só. Investidor perde o tesão pra botar dinheiro num país instável, só sobram os loucos. Ninguém tem paz, ninguém dorme. Eu acreditava que o Temer, por mais que não fosse nenhuma maravilha, tivesse pelo menos um pouco mais de cérebro que seus antecessores. Talvez cérebro tenha, mas certamente caráter não, nem manha de queimar todas as evidências como o Lula fez.

E o resultado disso é mais um trauma político para o Brasil, mais uma ruptura. E é diferente do que foi com o impeachment da Dilma: Os petistas estavam se cagando para o tamanho da roubalheira e que país estar indo para a fossa com a incompetência da baranga: O governo sendo de esquerda é o que importa, Dilma foi endeusada, seus opositores demonizados. No meu caso, e de quaisquer outras pessoas sensatas, eu não tenho absolutamente nenhuma simpatia por Temer (alguém, além da Marcela, tem?), mas temo pelo meu país. O Brasil é como uma criança vendo sua mãe se divorciar do segundo marido, desculpe se a comparação é tosca.

Eu apoio o movimento MBL e me considero um liberal de verdade, mas desde que comecei a me engajar com o movimento, devo dizer que estou abismado com o nível de vários dos participantes: Viúvas da ditadura, gente sonhando com um novo golpe militar, gente querendo derrubar o governo com uma revolução e começar tudo de novo, gente querendo derrubar o governo e não colocar nada no lugar, afinal isso deu tão certo na Somália… Minha nossa. Eu não sei por que dividiram o espectro político em quatro se no final na direita são todos os mesmos reaças de sempre. Eu sou liberal de verdade. Quem defende soldado marchando na rua, prendendo gente sem habeas corpus e censurando a imprensa não é liberal, é como puta se chamando de casta. Eu aqui não estou me referindo ao Kim Kataguiri, Fernando Holiday e outros dirigentes, contra os quais eu não tenho nada contra, mas a alguns dos militantes que eu tive o (des)prazer de conhecer. Pra mim de nada adianta liberdade econômica sem liberdade civil. Não adianta eu poder comprar os livros que quiser se “os livros que eu quiser” forem determinados por algum governante, que vai decidir quais são subversivos demais para o gado. Aliás, tão “liberais” os nossos militares que barraram a importação de eletrônicos para obrigar os brasileiros à comprar as tranqueiras da indústria nacional. Acordem, idiotas, os militares teriam proibido o Uber no mesmo dia e mandado prender os motoristas.

Não, o caminho para estabilidade política no Brasil não vai ser fácil, e não há bons candidatos à vista. Não sei em quem vou votar, vou no menos pior. O caminho lento ainda é melhor. Pedir pro exército entrar e fazer uma revolução (ou golpe, chamem do que quiser, foda-se) é uma ideia BURRA. Acreditar que milico vai respeitar um prazo e sair do poder depois dele, deixando a casa arrumada para a democracia, como uma empregada obediente, é uma ideia BURRA. O número de países em que revolução armada deu um bom resultado é infinitamente menor do que o de países em que a revolução só levou o país à mais tragédia. E por favor, não me venham com essa ladainha de “ai, minha vó viveu a ditadura e falou que foi tudo muito bom”. Ok, também tem um monte de gente que diz que o período do governo Lula foi maravilhoso, mas eu não sou tonto pra acreditar.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s