Aplicativos, geek, Internet, Segurança e Privacidade

Telegram: É Hora de Mudar de Perspectiva

telegram-logo

O Telegram é melhor que o WhatsApp em quase todos os aspectos. As funções “novas” que vejo aparecerem no WhatsApp e outros aplicativos são imitações do que o Telegram já tem há muito tempo. E os stickers, marca registrada do Telegram e uma das funções mais divertidas do aplicativo, que a Apple comprou e agora está vendendo para os usuários do iMessage por um dólar por pacote , enquanto continuam de graça no Telegram…

Uma de suas maiores vantagens é que é multidispositivo, de verdade, não aquela gambiarra tosca do WhatsApp Web. Tem um cliente Telegram para quase toda plataforma, até porque a API é aberta, e a organização Telegram LLC sempre encorajou programadores a desenvolverem clientes não oficiais (tem até pra BlackBerry). As mensagens são mandadas com muita velocidade e com extrema segurança, garantida pelo protocolo MTProto. Apesar de todo ceticismo que o cerca, nenhum criptógrafo conseguiu achar uma falha no MTProto que pudesse ser usada para um ataque. Ficam salvas na nuvem por padrão, mas, ao contrário do que já li em muitos lugares, isto não significa que não são criptografadas, apenas que não são criptografadas ponta-a-ponta, mas ficam criptografadas nos servidores do Telegram, que ficam em vários países, em locais secretos, as chaves para criptografia e os arquivos ficam sempre em jurisdições diferentes.

Até hoje, jamais entregaram dados a governo nenhum, nem a empresa nenhuma, e alegam que qualquer pedido de entrega de dados é jogado no lixo. O Telegram LLC não divulga o endereço de seus escritórios, e Pavel Durov (o “dono” do Telegram) e seu grupo de programadores vivem nomadicamente, tudo para evitar assédio de autoridades. Sem dúvida, o serviço de nuvem mais seguro do mundo, tanto contra governo quanto contra crackers, e basicamente o máximo de segurança que você pode ter com a conveniência de ter as mensagens na nuvem, acessíveis em vários dispositivos. Mas se você não confia nestes servidores, ou não usa vários dispositivos, use o chat secreto.

E você pode mandar qualquer tipo de arquivo pelo Telegram (ao contrário do WhatsApp, que só aceita alguns formatos, como PDF e DOC), de no máximo 1,5 GB cada, mas sem limite  no número de arquivos ou no tamanho total da sua nuvem. E você pode mandar mensagens para si mesmo, tendo, ao mesmo tempo, um bloco de anotações e uma nuvem pessoal ilimitada.

Só isso já derruba o argumento que eu ouço de quase todos quando ofereço o Telegram (pra que eu vou usar isso se ninguém mais usa?). Tenho uma nuvem pessoal ilimitada. Ah, um ótimo jeito de não perder seu carro no estacionamento é, ao estacionar, mandar a sua localização para si mesmo pelo Telegram. Ele também oferece grupos bem maiores que os do WhatsApp e tem mais recursos, como fixar mensagens, à moda dos bons e velhos fóruns BBCode. Também tem a função de canais, que é como um Twitter, mas sem limite de caracteres.

Mesmo sem a nuvem pessoal, a ladainha de “ninguém usa” estaria errada. Mude esta perspectiva: O Telegram é grátis e você não precisa optar entre ter ele ou o WhatsApp em seu celular, pode perfeitamente ter os dois. E se ao invés de dizer “ninguém usa” e continuar usando o aplicativo pior, você instalar o Telegram  e disser aos seus amigos para fazerem o mesmo? Se você tiver 5 amigos, pelo menos já tem 5 contatos com os quais falar no Telegram, o WhatsApp fica pros demais. Parece que ninguém quer criar uma corrente, como se fosse demais pedir a alguém para instalar um app grátis no celular.

Eu disse que ele é melhor que o WhatsApp em quase todos os aspectos porque o WhatsApp conta com chamadas de áudio e vídeo. E o que me deixa perplexo é que essas funções, que literalmente são as únicas coisas que o WhatsApp tem e o Telegram não, ninguém usa! As pessoas falam cada vez menos ao telefone, e, quando falam, parece que ignoram a chamada de voz do WhatsApp e usam o telefone convencional. E chamada de vídeo é mais ignorada ainda… Uma lástima. As poucas pessoas que fazem videoconferência, normalmente para trabalho, usam Skype. Mas mesmo se você quiser estas funções, o melhor aplicativo para você é o Wire, aplicativo multiplataforma (desktop e mobile) feito por uma equipe liderada por um ex-funcionário do Skype, e é para o Skype o que o Telegram é para o WhatsApp, melhor em qualidade de som e vídeo, e mais ainda em questão de privacidade e segurança em geral. Mesma coisa que o Telegram, ao invés de reclamar que ninguém usa, comece um círculo virtuoso, ao invés de alimentar um vicioso.

Por fim, fique com esta mensagem do próprio Telegram, sobre como eles tratam os seus dados:

telegram

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Telegram: É Hora de Mudar de Perspectiva

  1. Pingback: Absurdo – Primeira Semana | COMPUTAÇÕES ANÔMALAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s