filosofia

Sr. K

franz-kafka-the-trial-1965-drawing-on-paper-185x155cm

Admito que li muito pouco do escritor Franz Kafka. Mas pelo que li, fiquei confuso.

Falo em especial do personagem Sr. K., provável avatar do autor, tanto na obra O Castelo quanto O Processo.

Mas por que ele continua?

Por que ele insiste naquelas situações absurdas, nas quais ele obviamente não tem nada a ganhar? Não seria melhor ir embora?

Quero dizer, ele continua perambulando de lugar em lugar sem saber exatamente por que, a mando de pessoas que são de alguma forma autoridades sobre ele, mas isto também não fica muito claro, todas estas idas e vindas movido por um objetivo obscuro (chegar ao castelo/descobrir pelo que está sendo processado) e por um certo senso de dever que no fundo não o leva à nada. Não era melhor desistir?

Pobre Sr. K perdido e confuso numa cidade estranha, repleta de cidadãos apáticos, ocupados demais em suas rotinas sem sentido, cidade em que ele sequer consegue descobrir para que havia sido chamado, sendo que não precisavam de um agrimensor, e todas as suas tentativas de chegar ao castelo e falar com seu empregador são fúteis… Por que ele não dá as costas e volta à sua cidade de origem?

E que dizer do pobre sujeito que é processado e não sabe o porquê? Ora, por que não manda todos à merda, vai para casa, e de preferência ainda caga, mas bem fedido, na mesa de um daqueles burocratas inúteis que nem sabem explicar direito o que eles tem contra ele, e nem fazem caso de orientá-lo direito? Melhor ainda, joga uma granada por trás do balcão e manda todos à merda. Não seria melhor para todos?

Mas por que eu não faço o mesmo?

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s