geek, Internet, Segurança e Privacidade

Termos de Serviço

faust-and-devil

Aposto que você não lê os termos de serviço. Quem lê? As pessoas usam uma infinidade de softwares e são cadastrados em vários sites de mídia social, vídeos, blogs e etc. Ninguém tem tempo de ler cada calhamaço que vem com cada serviço. E eles mudam o tempo todo, não dá para acompanhar. Sem falar que analisar contratos é uma atividade extremamente tediosa para a maioria das pessoas, para mim inclusive. Infelizmente, para a lei, contrato é contrato, não importa se você leu ou não antes de assinar, e clicar em “eu aceito” ao instalar um software é equivalente a assinar um contrato.

Você pensa que isso não vai fazer diferença nenhuma, nunca vai te incomodar em nada mesmo. Pode ser verdade, até que você tenha alguma desavença com o serviço, por exemplo, o YouTube tirar do ar um vídeo que você teve o maior trabalho de fazer, ou até mesmo banir o seu canal, e se você quiser tirar satisfação, ou mesmo entrar na justiça contra a empresa, terá que saber na ponta da língua que direitos e deveres lhe foram dados com os termos de uso que você aceitou.

Se você quiser apagar sua conta, por exemplo, por achar que fez coisas muito comprometedoras num serviços (seu passado lhe condena), saiba que muitas empresas não dão a opção de você apagar a sua conta, ou não apagam de verdade, só deixam inacessível aos usuários comuns. O WordPress é uma dessas empresas. Ops.

O aplicativo do Facebook para Android, por exemplo, pode usar a câmera e o microfone do seu dispositivo a qualquer momento, mesmo com o aplicativo fechado. Mas no Android Marshmellow, você pode desabilitar o acesso do app a estes recursos. O próprio Facebook, quando você começa a usar, pode monitorar o seu uso da internet dentro E fora do site com cookies e outros recursos, algo que também pode ser evitado de forma muito simples, como configurações no Facebook e instalação de extensões no navegador como o Privacy Badger e o Adblock Plus. Mas para isso, você precisa saber o que ele faz, e isto está escondido na muralha de texto dos termos de uso. Eles também podem literalmente fazer qualquer coisa com as fotos que você sobe para o Facebook, inclusive revender os direitos a terceiros. Aí não tem muita coisa que você pode fazer, além de evitar subir fotos e vídeos para o Facebook.

Felizmente, existem sites que te entregam um resumo dos termos de uso dos softwares e serviços de internet, para você saber minimamente o que pode ter pela frente. Eu acho interessante dar uma olhada nisso. Confira:

https://tosdr.org/

Os resumos dos vários termos de serviço que você aceitou sem ler

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s