Sem categoria

Folding@home: Ajude a ciência sem gastar nada

Hoje venho fazer um apelo a vocês para ajudarem a ciência médica. Mas não com dinheiro, nem mesmo com trabalho, apenas doando algo que você tem muito: Poder ocioso de computador.

Eu tenho um PC bastante razoável, que fica ligado 24h por dia. Não seria uma pena esse potencial não servir pra nada a maior parte do dia?

O folding@home é uma rede de computação distribuída, semelhante ao projeto Seti ou o famigerado Bitcoin (e não se engane, minerar bitcoin com um computador comum já não é mais lucrativo há muito tempo). Mas o que essa rede faz é simular o processo de dobramento de proteínas. Estes dados servem para ajudar a ciência a compreender e combater doenças como o mal de Alzheimer e o câncer. Para fazer parte, você só precisa baixar o programa pro seu PC (Windows, Linux ou Mac, e tem ate
até mesmo versões para Android e Playstation 3) e rodar. Pronto. Ele não vai deixar a máquina nem a Internet mais lenta, usa só a memória e processador que você não precisa, principalmente quando o pc não está fazendo nada.

O programa, por padrão, só usa a sua cpu, mas no Windows e Linux, você pode usar a placa de vídeo também, o que gasta mais energia, mas faz mais simulações, e faz mais rápido. Mas mesmo emprestando apenas a cpu, você já está ajudando a curar uma doença que você mesmo pode ter no futuro. Alzheimer afeta 1 a cada 8 pessoas. Câncer mais ainda, e todos, sem exceção, estão sujeitos. Mas não são apenas estas doenças. Não há limites para o avanço que a ciência e a medicina podem fazer entendendo melhor as proteínas.

http://folding.stanford.edu/

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s