Sem categoria

O Mundo Moderno Aboliu A Privacidade?

Acho este tipo de afirmação demasiadamente catastrofista. É verdade sim que as pessoas, em média, têm uma vida mais pública do que antes. O exagero é dizer que a era moderna matou a privacidade, que existe uma força inexorável que obriga as pessoas a revelarem informações de sua vida para o “sistema”. Olhemos por outro ângulo:

Há poucos anos atrás, ter um telefone criptográfico era um luxo reservado apenas aos chefes de Estado, diplomatas, e outros membros da elite, como vemos no filme Argo. Desde que o Whatsapp implementou o poderoso protocolo Signal para criptografar ponto-a-ponto mensagens e chamadas de voz, um bilhão de pessoas no mundo têm telefone encriptado, impossível de ser grampeado legal ou ilegalmente.

Privacidade é fácil e barata. Quer um email criptografado? Use a extensão Mailvelope e gere a sua chave. A parte mais difícil, na verdade, é convencer seus amigos a fazerem o mesmo. E digo pela minha experiência que é muito difícil convencer as pessoas a adotarem novas tecnologias. Qualquer coisa que leve mais de 5 minutos para aprender, elas não querem saber.

O fato é que as pessoas fazem escolhas. Postar fotos de tudo que você faz no Facebook também é escolha, Mark Zuckerberg não está te obrigando a compartihar nada. Infelizmente, a teoria padrão das ciências sociais insiste em pregar que o homem não é responsável por nada, não escolhe nada, e faz tudo por pressões sociais. Desse mesmo raciocínio torto vêm as afirmações de que o mundo moderno acabou com a privacidade, quando na verdade privacidade é mais fácil e barata do que nunca pra quem tem um mínimo de vontade.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s