Sem categoria

Vamos usar a palavra Ateu

Sem eufemismos, porque não são necessários. Ateu é um termo perfeitamente bom para designar uma pessoa que não acredita em deuses, não é motivo para se envergonhar, nem é indicativo de inteligência superior, é apenas o que parece.

Digo isso porque vejo muitos ateus com vergonha de usar o termo. Quando perguntados sobre sua crença, logo pulam para malabarismos linguísticos, vão dizendo “veja bem, eu não tenho certeza sobre dogmas, mas acho que existe algum tipo de força…”, ou ainda “eu tenho uma espiritualidade”, e tem o agnóstico.

Existe no Brasil uma mentalidade de que dizer que não se acredita em deus é coisa feia, arrogância, quando não falha de caráter. É claro que isto tudo é besteira. Eu mesmo já conheci ateus que são muito meus amigos, e outros que eu não suporto nem olhar na cara. Tanto Marx quanto Ayn Rand eram ateus convictos, assim como Freud e Skinner, fundadores de duas escolas de psicologia radicalmente diferentes. Não existe perfil psicológico de um ateu. mas os ateus de certa forma internalizaram este discurso de que você é obrigado a acreditar em alguma coisa, e não acreditar é uma espécie de defeito. E tem o problema de ser considerado impolido dizer que a outra pessoa está errada, o que está implícito na frase “eu sou ateu”, quando dita a um religioso, por isto muitas pessoas acham mais polido colocar em outros termos. Eu dispenso este tipo de cortesia, até porque outros grupos não tem problema com ela. Os vegetarianos não tem problema nenhum em dizer que são vegetarianos, ainda que nesta autoafirmação esteja implícita a declaração “eu sou mais ético do que você”, ainda assim ninguém parece estar ofendido com isso. Então não, eu absolutamente não tenho problema em afirmar que outra pessoa está errada.

E não tem problema nenhum afirmar que algo cuja existência é absolutamente improvável não existe, não é questão de arrogância, é questão de bom senso, e eu ainda acho que a grande maioria dos agnósticos, no fundo, são ateus que precisam de um empurrãozinho para saírem do armário, o que estou tentando fazer neste post. Só faria sentido você ser realmente agnóstico se você achasse que a chance de um ou mais deuses existirem é igual à chance deles não existirem, 50/50 ou quase, e se fosse o caso, você tomaria algum tipo de precaução em agradar tal deidade que pode existir. Mas os agnósticos que eu já conheci vivem sob a hipótese de que não existem quaisquer deuses, e isto absolutamente não interfere em sua noção de realidade ou em seus hábitos.

O filósofo Russel expôs a falha do agnosticismo brilhantemente com a metáfora do bule celeste, um objeto que supostamente orbita entre a Terra e Marte, mas que é muito pequeno para ser visto por nossos telescópios, por isso, segundo a lógica do agnosticismo, não poderíamos falar que o bule não existe. Mas é claro que podemos dizer que não existe, porque quando algo extraordinário não tem provas de que exista, nós não acreditamos até que surjam provas suficientes.

Ainda que os religiosos critiquem a posição cética, eles mesmos usam deste raciocínio em seu cotidiano, só fazem uma exceção para um grupo de afirmações absurdas, mas muitos deles não vão acreditar imediatamente em promessas de investimentos milagrosos (invista dez mil reais neste negócio e nunca mais tenha que trabalhar o resto da vida!) ou dietas sem esforço e etc. Isso sem falar que todo religioso é cético quanto a outras religiões.

Infelizmente, ainda é considerado feio ser ateu. Isto só vai mudar quando mais pessoas começarem a usar a palavra sem ambiguidades desnecessárias. Eu não estou pedindo para ninguém ser chato, para falar desse assunto o tempo todo ou para declarar seu ateísmo com megafone na praça. Se alguém te perguntar, diga apenas “sou ateu”, se ela questionar, explique. Isto basta.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s