Sem categoria

SBT e O Bonde dos Ofendidos

image

Eu já tive a chance de pular no bonde dos ofendidos, mas caí fora.

Certa vez, em um destes programas dominicais de auditório do SBT, foi feita a pergunta: Você é contra ou a favor de quem “não tem deus no coração”, ao que os participantes responderam que eram contra, e Patrícia Abravanel, filha de Sílvio Santos, explicou o porquê.

A ATEA (Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos) fez um estardalhaço, e convocou os ateus da internet a se mobilizarem, e até propuseram processar a emissora pelo desrespeito. Sério gente, menos.

E que fique bem claro aqui: Sou ateu mesmo, nada de agnóstico ou qualquer outro eufemismo, não escondo de ninguém que não partilho de nenhuma crença em qualquer divindade, e também não sou que nem esses “ateus envergonhados” que são ateus mas cobrem de elogios as religiões e são todos cheios de dedos ao falar do assunto, a estranha postura de alguém que descobriu que uma mentira é mentira, mas faz questão de tratar com o máximo respeito o mentiroso e os enganados e jamais transparecer o que eles realmente são. Mas não, não fiz protesto e muito menos pedi por processos ao SBT, nem mesmo um único compartilhamento no Facebook.

Prezados colegas ateus, vocês se rebaixam muito ao fazer tanto caso por algo falado em um programa do SBT. O motivo pelo qual eu não protestei é porque eu sou absolutamente indiferente ao que é dito ou não em um canal de TV vagabundo. O SBT sempre foi e sempre será uma emissora de baixíssimo nível, conhecida antes de tudo por seu besteirol, suas novelas mexicanas, programas de auditório e “game-shows”, além, é claro, do Chaves, possivelmente a única coisa que presta naquele canal, e eles sabem que não podem tirar do ar porque é praticamente a única coisa que realmente incentiva o públic a ligar naquela joça, pois de resto, o SBT sempre foi uma última opção, coisa que as classes D e E assistem quando não tem nada de bom passando nos outros canais e não tem mais nada pra fazer em casa além de assistir TV.

E é claro que intelecto não é exatamente o forte deles. Recentemente a emissora tentou se reinventar como “emissora reacionária” com figuras como Raquel Sheherazade e Luiz Carlos Prates  fazendo a alegria de todo o pessoal que quer a ditadura militar de volta. Em outras palavras, conteúdo feito de ignorantes para ignorantes. O ataque à irreligiosidade cabe perfeitamente nessa estratégia de querer agradar a ala mais conservadora do povão. Não coincidentemente, as pessoas que se deliciam com os comentários politicamente incorretos do jornal do SBT (jornal que ninguém lembrava que existia antes da “loiraça reaça”) também são cristãos devotos. Sério mesmo que você se importa com uma emissora de besteirol querendo se fazer de séria?

O pessoal do SBT está dentro de sua liberdade de expressão ao emitir sua opinião boçal sobre os ateus, ou sobre os bandidos amarrados em postes, ou o que quer que seja, nada que eles digam deveria ser assunto de tribunal. Liberdade de expressão tem que valer da mesma maneira para todos. Se nós ateus começarmos a querer calar quem nos critica, os religiosos também vão querer processar quem chama pastor de ladrão e padre de pedófilo. Simples assim. Você quer viver neste mundo miserável em que todos tem que medir palavras com medo de processos?

O problema das minorias ofendidas são exatamente os ofendidinhos profissionais que se importam com qualquer merda que é dita a respeito deles e querem transformar tudo em BO, mesmo que seja dito pelos sujeitos mais ordinários do mundo. Dizem que são a favor da liberdade de expressão, mas vão a esganando aos poucos, conforme convém à sua agenda. E ao mesmo tempo denigrem a própria causa ao comprar briga com pessoas de baixíssimo nível. Eu realmente espero que justo a minha minoria, que eu julgo mais esclarecida, não pule neste bonde.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s