Sem categoria

Educação sobre saúde mental nas escolas

Infelizmente este é um assunto amplamente ignorado pela população geral. Eu não estou propondo a criação de uma disciplina “saúde mental”, mas que noções básicas sobre transtornos psiquiátricos mais comuns fossem ensinadas nas aulas de biologia, como são ensinadas outras doenças que afetam o ser humano.

As pessoas não sabem identificar quando tem um problema psiquiátrico, nem quando são os muito comuns depressão e ansiedade, e nem sabem que é preciso buscar um médico. Ao invés disso, vão procurar conselhos de parentes e conhecidos, que frequentemente transmitirão visões grosseiras e preconceituosas, e continuam sofrendo quando poderiam estar sendo ajudadas por tratamento médico e psicológico.

Seria muito bom se fosse ensinado na escola os sintomas, a separar depressão de tristeza e desânimo normal, e principalmente, ensinar que é uma doença séria que se trata com remédios. Sim, com remédios, isto não é “ em último” caso, é em primeiro. Você não diria para um diabético ir se tratar com florais de Bach e meditação antes de tentar insulina, então não de um conselho desses a um deprimido, você pode estar provocando o suicídio de alguém. Se não souber o que dizer, não diga nada.

Acho importante também haver uma desmistificação de outros males comuns como hiperatividade e bipolaridade, que ocorrem muito entre jovens, não só para que os estudantes saibam identificar quando tem, mas para tolerar os que têm. O tabu sobre os sofredores de transtorno mental é muito grandee não raramente essas pessoas são julgadas como tendo problemas de caráter.

Pior ainda quando é algo mais visível, como epilepsia ou esquizofrenia. Quando acontece na família, todo mundo pira e não sabe o que fazer, se noções básicas de saúde mental fizessem parte do conhecimento básico, seria menos difícil lidar com isso.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s